terça-feira, 8 de julho de 2008

Por que mastigar?

Quando sabemos a razão de alguma coisa conseguimos realizar com muito mais vontade e facilidade, por isso é importante aprendermos um pouco mais sobre a mastigação, uma das dicas mais básicas de nutrição, mas que muitas pessoas ainda não seguem por falta de informação ou hábito.

Sempre ouvimos que precisamos comer devagar, mastigar bem os alimentos, de preferência 30 vezes, mas nunca entendemos o porquê.

Como já sabemos (mas às vezes esquecemos), estômago não tem dente! Portanto é você quem deve ajudá-lo a digerir os alimentos desde a boca, já que a digestão do carboidrato, por exemplo, começa com a saliva!

A mastigação correta aumenta a superfície de contato do alimento com as enzimas digestivas, auxiliando a digestão e, conseqüentemente, a absorção dos nutrientes.

Mastigue tanto quanto cada alimento necessite para ser engolido. Você saberá o quanto. Podem ser 15 ou 40 vezes, depende de cada tipo de alimento. Uma carne demora muito mais tempo para ser mastigada do que uma batata, por exemplo.



O que acontece quando não se mastiga bem os alimentos:

  • A refeição acaba muito rápido, não dando tempo suficiente para a informação chegar ao cérebro. Conclusão: Você come o dobro, pois ainda não se sentiu saciado e meia hora depois sente que comeu demais;

  • Seu intestino não reconhece alimentos mal digeridos, pois só reconhece NUTRIENTE. Se pedaços de alimentos chegam mal digeridos ao seu intestino, a absorção dos nutrientes fica comprometida, já que o alimento deveria ter sido quebrado até virar um nutriente absorvível (glicose, aminoácido ou lipídeo) que seria reconhecido por receptores intestinais;

  • Alimentos não mastigados ou não digeridos são identificados pelas células intestinais como “corpos estranhos”, fazendo com que o organismo libere uma substância chamada histamina, que causa inflamação do organismo e acaba gerando outros sintomas e complicações;

  • Aparecem sintomas como: azia e outros transtornos digestivos, gases, problemas intestinais, sonolência após a refeição, inchaço, dificuldade de emagrecimento, etc.


Portanto, comece já a exercitar os maxilares!

Nenhum comentário: