quarta-feira, 18 de junho de 2008

Clorofile-se!

A clorofila é o pigmento responsável pela cor verde das plantas e está presente em todas as suas células.

A função mais importante da clorofila nas plantas é a fotossíntese, que faz com que elas absorvam luz solar e através desta energia transformem dióxido de carbono e água em carboidratos e oxigênio para se alimentar. Assim, como num ciclo, as plantas recarregam a energia descartada no ambiente, servindo de fonte de energia para outros organismos vivos, inclusive nós.

A clorofila tem função parecida com a da hemoglobina no nosso sangue, que contém ferro e transporta oxigênio pelo organismo. A diferença é que ao invés de ferro, a clorofila tem magnésio, por isso é chamada de “sangue verde”. O magnésio da clorofila cumpre um papel super importante para a fotossíntese, além de estimular a formação de açúcares, proteínas, gorduras e vitaminas vegetais e aumentar a resistência dos vegetais. No organismo humano, O magnésio é necessário para diversas funções como o funcionamento do metabolismo energético celular, relaxamento muscular, funcionamento do sistema cardiovascular e do sistema nervoso central, entre outros.

A clorofila pode mascarar outros pigmentos presentes nos vegetais, como os carotenóides (pigmento vermelho, alaranjado ou amarelo presente em alguns vegetais), que começam a aparecer conforme a quantidade de clorofila diminui, como é o caso da couve. Quando as folhas começam a amarelar não significa que estragaram, e sim que o teor de clorofila está reduzido, mostrando que a couve também é rica em carotenóides (que formam a vitamina A no nosso organismo).

Além de rica em magnésio, vitamina A, e outros minerais, como o cálcio, a clorofila é desintoxicante, auxiliando na eliminação de substâncias tóxicas ao organismo, regula o ph do sangue, os hormônios, melhora o sistema imunológico, auxilia no tratamento de anemias, contusões e problemas de pele, reduz a glicemia, nutre e fortalece os sistemas circulatório e intestinal, elimina odores do corpo (hálito e intestino), etc.

Fontes de clorofila: vegetais em geral, especialmente os verde escuros (couve, rúcula, agrião, escarola), algas (Nori, Wakame, Hijiki e principalmente a Chlorela) e o broto de alfafa.

GELINHO DE CLOROFILA


Ingredientes:


  • 5 folhas grandes de couve
  • 500 ml de água de coco (ou água mineral)

Preparo:

Bata no liquidificador a couve com a água de coco ou mineral e coe com uma peneira. Despeje a clorofila em uma forma de gelo e leve ao congelador. Acrescente seu gelinho de clorofila em sucos e vitaminas diariamente. Além de Magnésio ele é rico em cálcio.


SUCO DE CLOROFILA

Ingredientes:

  • 1 xícara de broto de alfafa
  • 2 folhas grandes de couve manteiga
  • 1 inhame cru descascado
  • suco de 2 limões

Preparo:

Bater tudo no liqüidificador com 200 ml de água mineral ou água de coco. Ingerir imediatamente após o preparo.#

2 comentários:

Anônimo disse...

Receita excelente! extremamente prática de fazer, não deve alterar os sabores dos líquidos e parece nos fazer muito bem!! :)

Gustavo

Anônimo disse...

muito bom!!!
Vou fazer!!!
obrigado e continue postando!!!