Pode parecer uma pergunta fácil, mas muitos não sabem o que a nutrição significa e porque ela é tão importante no cotidiano das pessoas.
A nutrição é a ciência que estuda os alimentos, os nutrientes que formam esse alimento e sua ação e interação no organismo, bem como o estado de saúde e parâmetros bioquímicos dos indivíduos, e a forma com a qual o organismo absorve, transporta, utiliza e elimina todos os componentes do alimento.
Ou seja, é o que ocorre no nosso organismo desde que ingerimos um alimento até a assimilação de seus nutrientes e a eliminação de substâncias não aproveitadas ou toxinas dos mesmos. Este processo é vital, pois além de construir, repor e manter as células e tecidos do corpo nos traz a energia necessária para nos manter vivos.
A Nutrição Funcional
Cada pessoa é um ser único, com características próprias. Quando falamos em nutrição, temos que considerar fatores como: constituição física, herança genética, ambiente, rotina. Intolerâncias alimentares, o estresse da vida atual e problemas emocionais também interferem no funcionamento organismo, causando desequilíbrios funcionais que se manifestam na forma de: enxaquecas, insônia, depressão e alterações de humor, ansiedade, irritabilidade, hiperatividade, distúrbios de concentração e aprendizagem, compulsões, problemas gastrointestinais, rinites, sinusites, dores musculares e articulares, fadiga, dermatites, doenças auto-imunes, obesidade, entre outras.
Além dos alimentos, os microorganismos (vírus, bactérias e fungos), a poluição do ar, os cosméticos, cremes, maquiagens, hormônios e antibióticos presentes em alimentos, toxinas de embalagens plásticas, metais pesados, produtos químicos, cigarros, drogas e outras substâncias com as quais entramos em contato também afetam o equilíbrio orgânico, e requerem um cuidado especial na alimentação para minimizar seus efeitos e evitar que tragam problemas mais sérios de saúde, como os citados acima.
Por isso, devemos pensar em uma nutrição que una todos esses fatores. A NUTRIÇÃO FUNCIONAL visa justamente o reequilíbrio dos sistemas do corpo através da reposição de nutrientes em deficiência no organismo, com base na individualidade bioquímica. Portanto é um tratamento centrado no paciente, e não somente na doença, identificando e tratando as CAUSAS e não apenas os sintomas. A Nutrição Funcional atua na PREVENÇÃO, MANUTENÇÃO e RECUPERAÇÃO da saúde, através de uma visão global do ser humano, que relaciona os aspectos fisiológicos, emocionais e sociais de cada indivíduo.
Assim, como se vê, a nutrição é parte essencial de nossa vida, mais importante do que isso, é fundamental para a QUALIDADE DE VIDA. Uma alimentação inadequada durante a vida pode desencadear inúmeras doenças que só irão se manifestar na terceira idade, quando em muitos casos já não é possível reverter o quadro.
Podemos viver por 90 anos, porém com uma péssima saúde. E grande parte disso depende de nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário