quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Mais saúde e vitalidade com os orgânicos!

Já não é mais segredo para ninguém que a nossa saúde e qualidade de vida depende, em grande parte, do que comemos. Porém precisamos enxergar que, muito além daquele prato que está na nossa frente, estão todas as toxinas e aditivos utilizados no cultivo ou no preparo daquele alimento. Há muito tempo estamos ingerindo alguns “veneninhos” junto com nossa comida, o que pode ser a explicação para muitos dos problemas de saúde que vêm aumentando nas últimas décadas. Ao mesmo tempo, os alimentos orgânicos vêm ganhando espaço cada vez maior no dia a dia do brasileiro, o que é muito bom, pois quanto maior o consumo, mais baratos eles ficam e mais pessoas têm acesso a eles.

Um alimento orgânico é muito mais do que um produto cultivado sem o uso de adubos químicos ou agrotóxicos. É aquele produzido através de técnicas de cultivo que observam as leis da natureza, respeitando as diferentes safras para cada tipo de alimento, buscando manejar de forma equilibrada o solo e demais recursos naturais (água, animais, insetos, plantas, etc), conservando-os e mantendo-os em harmonia uns com os outros e com os seres humanos. Desta forma, preservam também a saúde dos agricultores e a vida silvestre.

Sendo um alimento puro, por ser naturalmente cultivado, o alimento orgânico é ideal para compor nossa alimentação diária. Os produtos orgânicos possuem infinitamente mais nutrientes (vitaminas, minerais, fibras, carboidratos, proteínas e gorduras benéficas), matérias-primas essenciais para as nossas células! Possui ainda aproximadamente 20% a menos de água em sua composição, concentrando mais seus nutrientes sendo, portanto, muito mais saudáveis e nutritivos. Além disso, livre das toxinas, nosso organismo funciona melhor e consegue aproveitar muito mais estes nutrientes!

Existem órgãos que certificam as produções orgânicas para assegurar aos consumidores de que estão realmente adquirindo alimentos orgânicos isentos de resíduos tóxicos. Verifique sempre o selo de certificação, que garante sua procedência e qualidade e nutra-se com o melhor que a natureza pode oferecer!